home a empresa eng. thomaz ripper

Eng. Thomaz Ripper

Quem é? Qual o percurso?
Saiba mais sobre o fundador da LEB

O Engenheiro Thomaz José Ripper Barbosa Cordeiro, de nacionalidade Portuguesa, nasceu a 15 de Março de 1952, no Rio de Janeiro, Brasil, tendo-se licenciado em 1974, na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EE/UFRJ), Brasil, com especialização em Estruturas. Teve equivalência ao Curso de Engenharia Civil do IST, em Lisboa, concedida em 1987.

Possui formação de Pós-Graduação na COPPE e na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF) e, ao nível de doutoramento, no IST. Tem diploma do Curso de Aperfeiçoamento em Concreto Armado na EE/UFRJ.

Sua carreira académica inclui, para além de passagem por diversas universidades no Brasil, como professor convidado para aulas nas cadeiras de "Estabilidade das Construções" e "Concreto Armado", a vinculação, como professor adjunto, contratado por concurso, ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leccionou a cadeira de Projectos Estruturais, entre Agosto de 1975 e Março de 1986, tendo sido agraciado, durante esse período, por dez vezes sucessivas, com os títulos de Paraninfo e Patrono dos formandos.

Entre 1996 e 2002, foi responsável, no Mestrado da mesma UFF, pelas cadeiras de "Sistemas Especiais para Reforço e Reabilitação das Construções" e "Construções com Materiais Compósitos".

Em Portugal, colaborou, como Professor convidado do Grupo de Betão Armado e Pré-Esforçado do Departamento de Estruturas e Materiais do IST, nas cadeiras de "Projecto de Edifícios" e "Durabilidade das Construções", entre 1986 e 2002.

É Membro da Ordem dos Engenheiros de Portugal, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitectura do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), da American Society of Civil Engineers (ASCE), da Concrete Society (UK), do American Concrete Institute (ACI), do International Concrete Repair Institute (ICRI), da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE) e da Fédération Internationale du Béton (FIB).

Profissionalmente, começou sua vida como estagiário e depois engenheiro de projectos estruturais na prestigiosa empresa SEEBLA - Serviços de Engenharia Emílio Baumgart, Lt.da, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

A primeira experiência empresarial deu-se no ano de 1978, ao constituir um gabinete de Projectos de Estabilidade em sociedade com o Eng. Fernando Costa e Silva, curiosamente português, de nascença. Mais tarde, já atraído pela magia da área da Reabilitação das Construções, integrou os quadros da CONCREMAT - Engenharia e Tecnologia S. A., onde foi Gerente de Projectos e Chefe do Departamento de Estruturas, de onde saiu para Portugal, participando da fundação da Jet Beton - Recuperação de Estruturas S. A., empresa do grupo SOMEC, onde exerceu as funções de Director Técnico e Administrador, até chegar à fundação da LEB - Projectistas, Designers e Consultores em Reabilitação de Construções, L.da, em 1992, empresa ao abrigo da qual tem exercido as actividades profissionais.

O Eng.º Thomaz Ripper teve a possibilidade de proferir diversas conferências em Universidades e Simpósios por todo o mundo, tendo se dedicado, a partir da década de 90, ao estudo da Durabilidade das Construções e à Aplicação de Materiais de Última Geração para o Reforço de Estruturas, para além de investir na pesquisa de Técnicas Não Intrusivas para a Reabilitação de Construções de Valor Histórico, Patrimonial e Arquitectónico.